DÚVIDAS FREQUENTES

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01 - Portal de ajuda da compra online

 

Aqui você encontra resposta para todas as suas dúvidas de compra de passagens online. Acesse a página de ajuda do portal parceiro e confira: https://deonibus.com/ajuda

Ah, e não se esqueça de ler os termos de uso antes de finalizar a compra!

https://viacaopresidente.deonibus.com/termos-de-uso

02 - O que é o VOUCHER de compra? Ele serve como bilhete?

O VOUCHER é um resumo do seu pedido, comprovando a compra e o pagamento de sua passagem e contém o Código Localizador para impressão do Bilhete de Passagem. Portanto, ele não é aceito nos embarques e deve ser trocado pelo bilhete de passagem rodoviário, que é o documento fiscal oficial aceito. A troca ocorre em qualquer uma de nossas agências, preferencialmente 60 minutos antes do embarque, respeitando o horário de funcionamento do guichê. Lembre-se: todas as informações referentes a compra online são disponibilizadas nos ‘Termos de uso’ do site aceitos no momento da compra, conforme link https://viacaopresidente.deonibus.com/termos-de-uso

03 - Não finalizei a compra e a poltrona continua bloqueada. O que devo fazer?

Quando uma poltrona é selecionada, ela fica bloqueada no sistema por 20 (vinte) minutos. Após esse período, ela é liberada. Nesse intervalo de tempo, você pode voltar e refazer a sua compra, selecionando outra poltrona, ou aguardar o limite de tempo para tentar comprar a mesma poltrona.

Se sua compra for realizada por meio de transferência eletrônica, fique atento à cláusula 2.4 dos termos de uso de compra online: “A compra, reembolso e cancelamento de passagens compradas por transferência bancária estão sujeitas ao preenchimento correto dos dados bancários no momento da compra e podem sofrer cancelamentos ou troca de assento mesmo após a confirmação do pagamento de acordo com a disponibilidade da VIAÇÃO no ato da confirmação.”

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04 - Realizei a compra de uma passagem, mas não recebi o E-mail de confirmação. O que devo fazer?

Certifique-se sempre de digitar seu endereço de e-mail corretamente. Em caso de não recebimento da confirmação da compra online, entre em contato pelos canais oficiais de atendimento disponíveis nesse site, conforme horário comercial de atendimento. Lembre-se: todas as informações referentes a compra online são disponibilizadas nos ‘Termos de uso’ do site aceitos no momento da compra, conforme link https://viacaopresidente.deonibus.com/termos-de-uso

05 - Como devo proceder para cancelar a passagem de ônibus que comprei?

Fica assegurado ao USUÁRIO o direito de solicitar a revalidação de data/horário de embarque (condicionada à disponibilidade de passagens na data e horário desejados) durante o prazo de validade da passagem – 12 meses da data da emissão, ou, ainda, a devolução e/ou cancelamento da passagem, desde que a solicitação seja feita antes do horário previsto para início da viagem.

Tais solicitações devem ser feitas: a) Pelo próprio site de vendas – parceiro DeÔnibus, com antecedência mínima de 04 horas do horário de embarque, somente quando o bilhete de passagem especificado no Voucher ainda não tiver sido impresso; b) Caso o bilhete tenha sido impresso, a devolução/cancelamento somente poderá ser realizada em uma de nossas agências nos locais de origem ou destino da viagem, respeitando o horário de funcionamento das agências.

Na hipótese de desistência de uma compra efetivada, antes de configurado o embarque, o reembolso, por qualquer motivo, será efetuado no prazo de até 30 (trinta) dias contados da data da solicitação ou após a quitação do débito, descontados a importância de 5% (cinco por cento), conforme regulamenta o Código Civil, artigo 740, parágrafo 3°. As taxas de embarque da rodoviária e taxas de compra online não serão devolvidas. Após configurado o embarque, não será mais possível solicitar o reembolso.

06 - Estou comprando uma passagem, mas outra pessoa vai viajar. O passageiro pode retirar o bilhete, ou tenho que estar presente?
Sim, o próprio passageiro poderá retirar o bilhete no guichê da empresa, desde que as informações (nome e documento) estejam registradas no VOUCHER, comprovante de compra emitido. Os dados do passageiro devem ser informados no momento de selecionar a poltrona, quando realizada a compra online. Desta forma, é necessário preencher a tela corretamente com o nome e o número de documento do passageiro.
07 - Onde posso fazer a retirada da passagem de ônibus?
A retirada do bilhete de passagem poderá ser feita pelo USUÁRIO (comprador) ou PASSAGEIRO nas agências, conforme relação disponibilizada no site, com antecedência mínima de 60 (sessenta) minutos do horário de embarque, respeitando os horários de funcionamento das agências, mediante a apresentação dos seguintes documentos: Voucher impresso ou apenas os dados de Código Localizador e Número da Reserva; Cédula de Identidade ou documento oficial com foto equivalente.
08 - O que é a taxa de serviço?
A compra pelo Portal online evita que o cliente tenha que se deslocar até a rodoviária, eliminando gastos com transporte, estacionamento, além dos aborrecimentos e perda de tempo. Valorizamos a sua comodidade e seu tempo! Por isso investimos todos os anos na parceria com o Portal de vendas para torná-lo a melhor experiência em compra de passagens online! Em troca dessa parceria, é cobrada a taxa para manutenção da prestação de serviços.
09 - Tenho um filho menor de 16 anos. Ele pode viajar sozinho?
Sim, conforme o Estatuto da criança e do adolescente, Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990, Seção III – Da Autorização para Viajar: “Artigo 83: Nenhuma criança ou adolescente menor de 16 (dezesseis) anos poderá viajar para fora da comarca onde reside desacompanhado dos pais ou dos responsáveis sem expressa autorização judicial.”

A autorização não será exigida quando o menor de 16 (dezesseis) anos estiver acompanhado de: 1) *pais, *irmãos adultos, **avós ou **tios, comprovando-se o parentesco com documentos válidos; 2) pessoa maior de idade (outro grau de parentesco ou não parente), expressamente autorizada pelo pai, mãe ou responsável.

* Parentesco comprovado por RG

** Parentesco comprovado por Certidão de Nascimento

Adolescentes acima de 16 anos podem viajar sozinhos desde que apresentem no embarque um documento com foto válido em todo o território nacional.

Nota: O Juizado de Menores informa que crianças menores de 12 anos podem apresentar RG e/ou Certidão de Nascimento no embarque, mas adolescentes acima de 12 anos devem apresentar documento oficial com foto, em ambos os casos Original ou cópia autenticada.

10 - A partir de quantos anos crianças pagam passagens?
De acordo com a lei 13.655/2000, o passageiro pode levar gratuitamente consigo uma criança de até 05 (cinco) anos, desde que não ocupe outra poltrona, observando as disposições legais e aplicáveis ao transporte de menores (vide item anterior). Ressaltamos que a apresentação do Registro de Nascimento ou Carteira de Identidade do menor, original ou cópia autenticada, é o suficiente para o embarque deste, caso for viajar em companhia de pais/responsáveis ou outros parentes amparados pela Lei, conforme informação do item anterior. Caso contrário, além de apresentar um dos documentos citados, ainda será necessária a Autorização Judicial.

É importante ressaltar que a gratuidade é fornecida para uma criança por adulto.

11 - Sou idoso/pessoa com deficiência. Tenho direito de viajar gratuitamente?
Conforme disposto na Lei Estadual 21.121 de 2014, idoso com idade acima de 65 anos e pessoa com deficiência, ambos com renda individual inferior a 02 salários-mínimos, têm direito à gratuidade no transporte intermunicipal de passageiros – Classe Convencional. O beneficiário deverá solicitar a reserva do assento com, no mínimo, doze horas de antecedência do horário previsto de partida do veículo.

O benefício é limitado a duas poltronas por viagem, pelo critério de ordem de chegada. Deve-se apresentar um documento original com foto válido em todo o território nacional e documentos que comprovem o benefício no momento da reserva/compra de passagem e no embarque, como:

  1. Carteira de Trabalho e Previdência Social com anotações atualizadas
  2. Contracheque de pagamento ou documento expedido pelo empregador
  3. Carnê de contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS
  4. Extratos de pagamento de vencimentos ou benefícios pagos por órgãos ou entidades públicas
  5. Declaração escrita, assinada pelo declarante ou por pessoa que se responsabilize pela informação, de que tenha renda individual inferior a dois salários-mínimos

Pessoa com deficiência também deve apresentar a Carteirinha Sindpasse, com data de validade dentro do prazo no momento da solicitação do benefício e no dia do embarque.

12 - Posso transportar animais na viagem de ônibus?
Não há legislação específica para o transporte de animais no estado de Minas Gerais. A Viação Presidente aceita transportar animal de PEQUENO PORTE (até 05 kg), junto ao seu tutor. O animal deve estar higienizado e acompanhado de atestado, expedido por médico veterinário, assegurando não haver risco de transmissão de doenças, além do cartão de vacina atualizado com antirrábica e polivalente. O animal somente poderá viajar em uma poltrona contígua (lado a lado) à de seu dono (sob nenhuma hipótese poderá ser transportado no colo ou no bagageiro) e estar perfeitamente acondicionado em caixa apropriada para viagem, vedada e forrada, impedindo que urina ou dejeto entre em contato com o assento. Para tanto, deve-se pagar uma passagem pelo uso da poltrona. NÃO poderão ser transportados no compartimento destinado aos passageiros Animais ferozes e peçonhentos.

ALERTA: Se algum passageiro não aceitar que o animal viaje no salão do ônibus, no momento do embarque, o tutor do animal dará a destinação correta, SEM NENHUM ÔNUS para a Viação Presidente, podendo optar pela remarcação dos bilhetes ou restituição do valor das passagens. Esta situação será registrada pelo motorista em seu relatório de viagem e assinado por, pelo menos, 02 passageiros.

13 - Existe limite de peso de bagagem para viagens de ônibus?
No bagageiro são permitidos até 25 kg (vinte e cinco quilogramas) para passagem intermunicipal e volume máximo de 300 dm³ (um metro cúbico). No porta-embrulho são permitidos 5 kg de peso total (bagagem de mão), sob responsabilidade do cliente, com dimensões que se adaptem ao porta-embrulho, desde que não sejam comprometidos o conforto e a segurança de todos os clientes. Excedida a franquia acima, haverá cobrança pelo excesso de bagagens. É vedado o transporte de materiais considerados perigosos. Caso haja extravio ou danos em suas bagagens acondicionadas no bagageiro externo e com etiqueta, você tem direito a uma indenização da companhia de ônibus.
14 - Esqueci minha bagagem no ônibus! E agora?
Todos os objetos ou bagagens esquecidas nos veículos são considerados objetos perdidos e são encaminhados ao setor de Achados & Perdidos da empresa, sejam eles bagagem de mão (no interior do veículo) ou bagagem etiquetada (no bagageiro externo). O cliente deve entrar em contato o mais breve possível com o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente solicitando uma verificação local. Fique atento, pois a guarda desses objetos não é de responsabilidade das empresas transportadoras e o descarte desse material é realizado após 90 dias de guarda.

Lembre-se: bagagem transportada no salão do ônibus é de inteira responsabilidade do proprietário. A transportadora se responsabiliza apenas por bagagens despachadas por profissional da empresa no bagageiro externo do ônibus, devidamente etiquetada para rastreabilidade.

15 - Quais são os direitos e deveres do usuário de transporte rodoviário?
Conforme o Decreto 44.603 de 2007 – Dos direitos e obrigações dos passageiros:

Art. 84. São direitos dos passageiros, além daqueles previstos em legislação específica:

I – receber serviço adequado e ser transportado com pontualidade, em condições de higiene, conforto e segurança, durante toda viagem;

II – ser atendido com presteza e urbanidade pelo preposto da empresa Delegatária, pela fiscalização do DER-MG e pelo pessoal credenciado ou autorizado;

III – ter garantido o seu assento no veículo, nas condições especificadas no bilhete de passagem;

IV – ter transportada gratuitamente a sua bagagem, nos termos deste Regulamento;

V – ser indenizado pelo extravio ou perda da bagagem etiquetada, nos termos deste Regulamento;

VI – registrar reclamação, sugestão ou elogio ao serviço, por meio do número de telefone e ou do endereço eletrônico, fixados nos veículos dos Sistemas Intermunicipal e Metropolitano de Passageiros, ou recorrer ao agente fiscal do DER-MG;

VII – ser auxiliado no embarque e desembarque;

VIII – ter assegurada a continuidade do transporte, quando, em consequência de problemas no veículo ou tripulação, ocorrer interrupção de viagens;

IX – ter assegurada alimentação e hospedagem na impossibilidade de continuação da viagem;

X – receber, em caso de acidente, imediata e adequada assistência por parte da Delegatária; e

XI – ser reembolsado do valor do bilhete de passagem não utilizado, nos termos deste Regulamento.

Art. 85. São obrigações dos passageiros, além daquelas previstas em legislação específica:

I – pagar o preço de passagem e tarifa de embarque cobrada pela empresa Delegatária, autorizados pela SETOP;

II – portar o bilhete de passagem e documento de identificação;

III – comunicar ao DER-MG irregularidades ou atos ilícitos na prestação do serviço;

IV – manter desimpedido o corredor do veículo;

V – preservar os bens vinculados à prestação do serviço;

VI – zelar pela conservação e higiene do veículo;

VII – tratar com urbanidade os prepostos da Delegatária, os agentes fiscais do DER-MG e os demais passageiros;

VIII – guardar, zelar e responsabilizar pela sua bagagem não etiquetada no porta embrulhos;

IX – respeitar os tempos previstos nos pontos de parada;

X – conferir os dados constantes no seu bilhete de passagem;

XI – usar somente o assento com o número constante em seu bilhete de passagem;

XII – permanecer com seus aparelhos celulares desligados ou no modo silencioso ou vibratório;

XIII – não comprometer a segurança, o conforto e a tranquilidade dos demais passageiros;

XIV – não perturbar a tripulação e os demais passageiros durante a viagem;

XV – não conversar com o motorista, a não ser em caso emergencial;

XVI – não fumar no interior do veículo;

XVII – não viajar em estado de embriaguez ou sob efeito de substâncias tóxicas de qualquer natureza;

XVIII – não fazer uso de aparelho sonoro durante a viagem, exceto se usado com fones de ouvido e sem incomodar os demais; e

XIX – não viajar nos degraus das escadas em frente às portas do veículo.

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